MEMORIAL

MEMORIAL





As pedras no caminho junto todas. 
Ainda vou construir um castelo com elas.


    Soteropolitano, nasceu em 25 de maio de 1966 no bairro da Saúde, Centro Histórico e Antigo (CHAS) da cidade do Salvador, Bahia, Brasil, onde começou a dar os primeiros passos em sua trajetória social.
    Filho de Francisco e Dávia, com 07 (sete) irmãos e irmãs, é casado com Denise e pai das gêmeas Sofia (Sabedoria) e Beatriz (aquela que traz felicidade). A poesia por trás dos nomes das meninas é: o conhecimento traz a felicidade!
    Realizou toda a sua formação educacional nas redes públicas de ensino e universidades públicas brasileiras, do ensino fundamental ao pós-doutorado.
     Com formação multidisciplinar, é bacharel em ciências econômicas pela UFBA (1984-1988), atuando como economista na área da economia do bem-estar social, políticas públicas e economia ecológica.
    É também bacharel em direito pela UFBA (1991 a 1996), atuando como advogado de direitos humanos, direitos fundamentais e direitos da Natureza. Atua também no campo de direito empresarial e propriedade intelectual.
    Durante a pandemia do Coronavírus cursou a graduação superior em tecnologia na área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas no período de 2021 a 2022, atuando na arquitetura de softwares e sistemas.
    É professor pleno da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), onde é professor da graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado). É pesquisador público, fundador e coordenador do Centro de Referência em Desenvolvimento e Humanidades (CRDH), centro de pesquisa e instituto de tecnologia social, multiusuário e transdisciplinar, considerado estratégico para o desenvolvimento da Bahia pela Resolução CONSU/UNEB 1.247/2016. 

Formação acadêmica e científica

É graduado em ciências econômicas (1984-1988) e direito (1991-1996) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). É tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas. É especialista em Administração Públicas (1997) Pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); especialista em Direitos Humanos (1998) pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR); e especialista em Ética, Desenvolvimento Social e Cidadania (2005) pelo Instituto de Estudos Avançados para as Américas (INEAM) da Organização dos Estados Americanos (OEA). É mestre (2001) e doutor (2006) em Educação pela UFBA e pós doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem certificação Internacional em Gestão de Projeto de Desenvolvimento Social - PMD Pro, 2015. 

Como advogado e economista atua prestando assessoria a organizações públicas, privadas e não governamentais em captação de recursos, elaboração de projetos, desenvolvimento de programas e gestão da inovação e propriedade intelectual.  

Como docente atuou primeiro como professor não licenciado de economia no ensino médio na rede pública do Estado da Bahia. Como professor do ensino superior foi professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), professora da Faculdade São Camilo, professor da FABAC e professor da Faculdade Social da Bahia no período de 2000 a 2002. No ano de 2002 prestou concurso para o cargo de professor assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Atualmente, é professor titular da UNEB.

É professor na graduação e pós-graduação atuando na orientação de programas de mestrado e doutorado, já orientou mais de 20 teses e dissertações, sendo pesquisador institucional da CAPES, CNPq e FAPESB. Atualmente, é pesquisador Desenvolvimento Territorial Industrial Nível 1 A do CNPQ.

Pelo trabalho realizado recebeu diversos prêmios, o mais recente foi a outorga da Medalha Thomé de Souza pela Câmara Municipal de Salvador, proposta do vereador Hélio Ferreira, maior homenagem concedida pela Câmara de Vereadores aos cidadãos de Salvador.

Recebeu também em 2017 o título de Cidadão de Camaçari, projeto de autoria do Vereador Marcelino e em 2008 o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH).

Escritor publicou diversos livros e artigos científicos, seu mais recente livro é 100 ideias para inspirar pessoas a transformar o mundo, publicado pela Cia do Ebook em 2018. Seus livros mais lidos são A Reinvenção Solidária e Participativa da Universidade (2008) e Teoria Geral do Estado Democrático (2009).

Agitador cultural produz documentários (Forrobodó uma história de São João na Bahia), vídeos informativos (Educação em Direitos Humanos), músicas e jingles, assim como tem textos poéticos e contos publicados em coletâneas no Brasil e em Portugal.



Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos 2008 - Categoria formação e pesquisa